Tessitura e afinação do violoncelo

A tessitura (alcance) do cello é de quase 4 oitavas, cobrindo todos os registros da voz humana masculina (baixo-barítono-tenor- contratenor) e boa parte da feminina (contralto-mezzosoprano-soprano). Vai desde o Dó-2 do piano (64Hz) até pouco além do Dó-6 (1024Hz), conforme o instrumento. Sua gama grave é semelhante à do fagote.

Para uma idéia mais precisa veja só a tabela comparativa dos registros das vozes com alguns instrumentos da orquestra na página "Tabela Comparativa de Registros". Ou veja um diagrama com a tessitura do cello face ao piano e outros (arquivo JPG, grande, com 361K, que se abrirá em nova janela).

As 4 cordas são nomeadas a partir da mais aguda. O primeira corda é a corda LÁ, a segunda RÉ, a terceira SOL e a quarta DÓ (a mais grave). Veja a tabela que mostra a correspondência com as notas absolutas da escala:

Corda Corda/Nota Nota Nota no piano Freqüência de afinação
I c. A La3 220 Hz
II c. D Ré3  
III c. G SOL Sol2  
IV c. C Dó2 64 Hz
         

Para mais detalhes sobre as notas e suas notações veja a página As notas e suas notações.

Afinação do cello

A afinação das cordas do instrumento de cordas é em quintas. Para afiná-lo é recomendável fazê-lo por um piano, um óboe, um diapasão ou por um instrumento eletrônico preciso (chromatic tuner), tendo o cuidado de apertar bem as cravelhas contra os orifícios de forma a evitar que deslize repentinamente (isso é mais susceptível de acontecer nos dias frios, com a contração do material). Uma afinação mais fina pode ser obtida pelos afinadores finos localizados no estandarte (nem todos os cellos possuem esses afinadores, que são altamente recomendáveis).

Primeiro afine a corda A (Lá). Se você é principiante afine as demais pelas notas correspondentes do piano. Após ganhar prática você será capaz de afinar as outras cordas, de ouvido, sem o auxílio do piano, baseando-se na corda Lá e regredindo em intervalos de quintas. Com mais prática você será capaz também de recorrer aos harmônicos para melhor assegurar a afinação.

Enquanto o cello é afinado em Lá-Ré-Sol-Dó (descendente a partir de Lá-3 do piano - Lá 220 Hz), a viola é afinada também em Lá-Ré-Sol-Dó, só que uma oitava acima (portanto, a partir de Lá-4 do piano). O violino em Mi-Lá-Ré-Sol (descendente a partir de Mi-4) e o contrabaixo é afinado em Sol-Ré-Lá-Mi (descendente a partir de Sol-2).

A escrita para o cello se faz usualmente na clave de Fá.