logo.gif (21429 bytes)


Aprendendo a usar o I Ching

O I Ching é jogado com 3 moedas ou com 50 varetas. O método das varetas é o original, usado desde Confúcio. O método das 3 moedas foi um meio mais fácil de obter os mesmos resultados, uma vez que o oráculo está acima de tudo disposto a responder ao consulente.

No método das moedas utiliza-se 3 moedas cujos lados sejam claramente diferentes. Atribui-se um lado como yang e outro como yin. Realiza-se seis jogadas das moedas, cada uma correspondente a uma linha do hexagrama, lidas de baixo para cima. O hexagrama formado é então interpretado de acôrdo com os textos milenares.

O método das varetas é frequentemente considerado complexo demais para o ocidental. Não nos deteremos a explicar esse método aqui no web site, uma vez que é pouco utilizado. O método das moedas é tido pelos principais autores como perfeitamente adequado.

De acôrdo com a situação, o I Ching fornece um par de respostas: uma como a “fotografia” da situação atual do consulente e outra relativa à situação futura.

Uma vez obtidos o(s) hexagramas(s), recorre-se aos textos milenares. Estes encontram-se interpretados de forma mais inteligível através de autores que se dedicaram ao estudo do I Ching, como Wilheim, Legge, Blofeld e outros. Usar estes textos é importante, pois nos ajuda na interpretação.

Quando jogado com 3 moedas o método consiste no seguinte:

Joga-se as 3 moedas, cuidando para que o resultado mais de aproxime do acaso (balançadas e jogadas sobre uma superfície onde as moedas possam cair e rolar livremente).

Para cada jogada anota-se o resultado, de acordo com a tabela ao lado; as linhas sao anotadas de baixo para cima.

Desenha-se o hexagrama resultante. Ele é único no caso de nao surgirem linhas móveis e são dois se aparecerem as linhas móveis: o primeiro hexagrama-resposta representa a situação atual; o segundo representa a situação transmutada, ou seja, como ficará ao final.

Interpreta-se o hexagrama à luz dos textos. Primeiro é lido o Julgamento associado ao primeiro hexagrama. Em seguida são estudados os textos associados às linha móveis, quando existirem. Finalmente é estudado o Julgamento do hexagrama resultante. Os textos do I Ching devem ser buscados nos livros especializados e não são mostrados aqui por serem extensos. Nos livros são encontradas também as interpretações de acordo com os respectivos autores. 

Você encontrará um exemplo de sessão de I Ching indo à página Como é uma sessão de I Ching.

Lembre-se: o presente roteiro é um resumo de como é feito o jogo; procure aprender a jogar o I Ching através de um curso ou de uma pessoa experimentada. E para saber mais através de livros consulte a Bibliografia.