logo.gif (21429 bytes)


Sessão exemplo de I Ching

O que se usa

Para uma sessão (jogo) de I Ching deve-se dispor de:

As 3 moedas ou as 50 varetas (recomendo o método das 3 moedas)
Uma superfície plana onde as moedas possam cair e se mover sem restrição
Um (ou mais) dos livros com os textos milenares e/ou textos interpretados

Para efeito didático, chamo aqui de Consultor aquele que vai realizar o jogo e interpretá-lo; chamo de Consultente aquele que almeja a resposta. Se você estiver jogando para si próprio as duas figuras são idênticas.

Preliminares

Antes de uma sessão do oráculo é necessário cumprir um certo ritual, cuja finalidade é preparar consultor e consulente para tomar contato com essa sabedoria milenar. Esse ritual, embora necessário, não tem qualquer formato fixo; cada um pode encontrar o que lhe pareça melhor. É recomendado que o jogo seja realizado em um local calmo. Se preferir, queime incenso previamente; não é necessário que esteja queimando durante a sessão.

Com a superfície plana preparada, ambos podem se sentar em posição de lótus; quem vai realizar o jogo terá à sua frente a superfície plana e, à frente dela, o consulente. É recomendável então que se proceda à um pequeno período de introspecção, de ambas as partes, como respeito e reverência ao jogo. O consultor invocará mentalmente seus guias espirituais e os guias do I Ching, de forma genérica.

Sugere-se também que o consultor tenha as moedas em suas mãos, juntando-as e realizando o gestual budista de mãos em oração, com as moedas entre elas. Esse momento deve ser de pedido aos guias para que dêem a melhor orientação. O consultor pode mentalizar algo como "Agradeço e peço permissão para esta sessão, que eu possa ser o melhor canal e que obtenhamos a melhor orientação para Fulano de Tal." Qualquer outra invocação mental serve, desde que reflita o respeito ao I Ching e a identificação com os melhores propósitos para o consultente e a humanidade em geral.

A formulação das perguntas

O consultor deve pedir ao consultente que formule uma pergunta clara, para que a resposta possa usufruir da clareza. Perguntas vagas podem ser feitas, mas correm o risco de receberem resposta de difícil interpretação ou de intrepretação genérica demais para o desejo do consulente. O consultor pode perfeitamente auxiliar na formulação da pergunta. Sugiro mesmo que o consulente faça a pergunta falando claro; isso permitirá uma interpretação mais fundamentada por parte de quem joga, pois, sendo conhecedor da situação, poderá aplicar mais adequadamente a simbologia obtida do jogo.

Nota: A rigor pode-se até mesmo fazer o que chamo de "perguntas em branco", onde o consulente mentaliza uma situação, alguém, ou algo desejado, sem contar a quem joga, e sem formulação mental com palavras, mas apenas um estado mental. Contudo, a formulação clara, com palavras, é um caminho mais seguro para a obtenção de resposta a contento. Esse é um caso que exige experiência por parte de quem vai interpretar.

Realização do jogo

Tendo sido formulada a pergunta, o jogo é feito com o consultor balançando as moedas nas mãos fechadas (moedas entre ambas as mãos), concentrado na pergunta e nos melhores propósitos, dispensando-as então sobre a superfície à sua frente. As moedas rolarão um pouco antes de ficarem imóveis. Procede-se então à leitura.

O jogo se compõe de 6 jogadas, uma para cada linha do hexagrama. A leitura de cada linha se dá de baixo para cima, ou seja, a primeira queda das moedas corresponde à linha do piso do hexagrama.

As linhas são obtidas usando-se a tabela abaixo:

Vamos a um exemplo:

Tendo sido formulada a pergunta, o primeiro jogo das moedas resultou em 1 cara e 2 coroas. Usando-se a tabela vemos que a primeira linha (a linha mais abaixo do hexagrama) é uma linha Yang-repouso. Essa linha é então desenhada na primeira posiçào, ou seja, na parte de baixo. Atenção: as linhas do jogo são desenhadas de baixo para cima.

A segunda jogada resultou em 3 caras; portanto, uma linha Yang-móvel; desenha-se a linha correspondente logo acima da linha desenhada anteriormente. Nessa altura, o hexagrama ainda em formação tem a seguinte aparência:

6a. jogada
---
---
5a. jogada
---
---
4a. jogada
---
---
3a. jogada
---
---
2a. jogada
Yin-móvel
1a. jogada
Yang-repouso

 

Procede-se então às demais jogadas até a 6a. Vamos supor que sairam, respectivamente, as linhas da tabela abaixo:

6a. jogada
Yin-repouso
5a. jogada
Yang-móvel
4a. jogada
Yin-repouso
3a. jogada
Yang-repouso
2a. jogada
Yin-móvel
1a. jogada
Yang-repouso

Procede-se então aos desenhos dos hexagramas que irão servir para a interpretação. Como existem linhas móveis (as linhas Yang ou Yin móveis), o resultado do jogo é expresso por DOIS hexagramas. O primeiro exprimirá a situação atual e o segundo a situação transmutada (ou situação futura, se preferir entender assim). Se não houver linhas móveis (apenas linhas Yang ou Yin "puras") o resultado é UM hexagrama.

O primeiro hexagrama é obtido "transformando-se" as linhas móveis. Uma primeira transformação obedece à seguinte regra:

Uma linha Yang-móvel...
torna-se uma linha Yang
Uma linha Yin-móvel...
torna-se uma linha Yin

e, com isso, desenha-se o Hexagrama Situação, que é aquele que espelha a situação atual. Isto feito, transforma-se as linhas móveis de maneira oposta, ou seja, obedecendo à regra oposta:

Uma linha Yang-móvel...
torna-se uma linha Yin
Uma linha Yin-móvel...
torna-se uma linha Yang

o que dá origem ao Hexagrama Transmutado, ou, aquele que espelha a situação transmutada ou futura.

Com isso, o nosso jogo exemplo pode ser resumido finalmente na seguinte configuração:

 
Linhas resultantes do jogo
Hexagrama Situação
Hexagrama Transmutado
6a. linha
5a. linha
4a. linha
3a. linha
2a. linha
1a. linha

Consulta-se então a Tabela dos Hexagramas (figura em formato JPG, 1024x840, com 164Kb, que levará talvez uns 2-4 minutos para abrir em nova janela do seu navegador), para encontrar os hexagramas identificados pelos seus respectivos nomes. Na Situação temos acima o trigrama K'un e abaixo o trigrama Ch'ien; eles formam o hexagrama Tai, a Paz (No. 11). Na Transmutação temos acima o trigrama K'an e abaixo o trigrama Li; eles formam o hexagrama Pi, a Elegância (No. 22), que são, finalmente, os hexagramas que compõem a resposta!

Note que, se não houver linhas móveis, o resultado do jogo é UM hexagrama apenas, significando uma resposta "sêca", com características definitivas.

Interpretação do jogo

O jogo é agora interpretado. Esta é a parte mais delicada. Deve ser feita usando-se os textos milenares e depende fortemente da familiariedade do consultor com esses textos.

É aqui que recomendamos que você faça uma de duas coisas (ou ambas, claro!): 1)estude atentamente através dos livros como interpretar os textos; isto requer paciência e dedicação; 2)faça um bom curso de I Ching. A propósito, em nosso curso, metade do tempo é dedicada ao wokshop de interpretação, pois aí reside o "ouro" do I Ching.

A interpretação é, ao mesmo tempo, difícil e fácil. Difícil no início, até que se pegue os significados de um texto que é extramamente simbólico. Fácil depois que se adquire familiariedade com os conceitos e a simbologia dos textos.

No caso do nosso exemplo, você interpretará primeiro o hexagrama Situação, APENAS nas suas linhas móveis; isso fornecerá a resposta à situação presente. Depois você interpretará o hexagrama transmutado, de forma genérica (usando as descrições gerais dos textos), o que fornecerá a resposta da situação transmutada. Dizemos transmutada e não necessáriamente futura porque às vezes a resposta transcende ao tempo e, por isso, deve ser interpretada cuidadosamente.

Nosso hexagrama-resposta para a situação atual é interpretado usando-se os textos correspondentes às suas linhas móveis. E nosso hexagrama-resposta para a situação transmutada será interpretado à luz da parte genérica dos textos milenares. Note bem que você não interpretará apenas à luz dos textos milenares, que encerram uma linguagem fortemente simbólica. Use também os textos de James Legge, John Bloffeld e outros; esses estudiosos foram fundo nesses textos e souberam traduzir muito do simbolismo oriental e tradicional para a nossa mente ocidental e moderna.

Interpretação do nosso exemplo

Uma interpretação simplicista do nosso exemplo é a seguinte:

A situação, sob o hexagrama No. 11 - T'ai, a Paz, apresentou as linhas móveis 2 e 5. Aqui usamos os textos de Blofeld ao invés dos de Wilhelm, apenas para mostrar suas diferenças.

O texto da linha 2 diz: "Sustentando os incultos, atravessando o rio sem barcos, resusando-se a retirar-se apesar da distância, negando-se a abandonar seus companheiros, ele ainda consegue manter um curso médio."

O texto da linha 5 diz: "Dando sua filha em casamento, o Imperador consegue felicidade e extrema boa sorte."

Situação atual: o quadro atual aponta para uma situação onde através de certos sacrifícios e mantendo seus princípios, o Homem Superior (denominação geral do I Ching para o consulente íntegro e que segue as recomendações do oráculo) está realizando as condições que trarão sucesso e felicidade no seu empreendimento.

A transmutação, sob o hexagrama No. 22 - P'i, a Elegância, é interpertado pelo seus textos gerais: "Elegância, sucesso! Alguma pequena vantagem pode resultar de um objetivo ou destino específico". O símbolo desse hexagrama é o fogo (trigrama Fogo abaixo) no sopé de uma montanha (trigrama Montanha acima).

Situação transmutada: indica que o Homem Superior, querendo assegurar o funcionamento adequado dos vários aspectos, não toma decisões apressadas e toma as decisões elegantes com relação aos assuntos que envolvem regras ou legais.

As interpretações acima são genéricas. Se se tratasse de um caso real, o consultor certamente disporia de informações suficientes para aplicá-las à pergunta do consulente.

Note bem: uma interpretação de um jogo de I Ching em geral NÃO é simplicista. Merece sempre uma análise cuidadosa para dar ao consulente o melhor. Com o estudo dedicado dos textos (ou fazendo um bom curso) você logo poderá estar apto a fazê-lo da melhor forma, para o seu bem, o bem do seu consulente e da humanidade em geral, de acordo com os desígnios dos planos superiores.

Encerramento da sessão

Interpretados todos os jogos procede-se ao encerramento. Pode ser um ritual semelhante ao de abertura, agradecendo-se aos mestres que nos ajudaram, reverenciando esse oráculo milenar e sábio. Guarda-se as moedas. Isto feito a sessão está encerrada.